Pequenos passos para uma grande aventura

MUUVIT E ATIVIDADES FÍSICAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM

Por mais de 14 anos, a Aventura Muuvit tem encorajado crianças de escolas finlandesas a serem mais ativas fisicamente. Ao considerar os resultados positivos da Aventura na Finlândia e tendo em mente a preocupação mundial sobre o aumento da obesidade infantil, a aventura passou a contar com uma versão internacional. O novo Muuvit é uma plataforma que combina saúde com a aprendizagem.

Antecedentes

Muuvit baseia-se no trabalho de uma associação independente chamada Nuori Suomi ry (Associação Jovem Finlândia), que tem promovido estilos de vida saudáveis para as crianças finlandesas há 20 anos. As atividades da associação foram transferidas para Valo (Confederação Finlandesa de Esportes) desde 1º de janeiro de 2013. Essa é uma organização guarda-chuva fundada pela Federação Finlandesa de Esportes, Associação Jovem Finlândia, Finlândia Esportes para Todos e Comitê Olímpico Finlandês.

AÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO

Fundada no início de 2011, Muuvit Health and Learning Oy Ltd. está no comando das operações e parcerias internacionais. Nossa missão é tornar a vida saudável facilmente acessível e divertida.

Um breve histórico do Muuvit

Originalmente desenvolvido na Finlândia, Muuvit ("Liikuntaseikkailu" em finlandês) é desenvolvido em escolas finlandesas desde o ano 2000.

Mais de 2 milhões de crianças já participaram do Muuvit desde então.

Nov 2009: o primeiro projeto piloto Muuvit começa na Alemanha com apoio de VfL Wolfsburg e do Ministério da Educação na Baixa Saxônia.

Jan 2010: a primeira aventura simultânea em três países começa com escolas de Helsinque (Finlândia), Munique (Alemanha) e Zurique (Suíça).

Maio 2010: Muuvit ganha o prêmio de Internacionalização da Tekes, Agência Finlandesa de Financiamento de Tecnologia e Inovação.

Set 2010: a Federação Mundial do Coração e UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) sobem a bordo.

Out 2010: em Hamburgo (Alemanha) e Zurique (Suíça), 14 programas locais e regionais são integrados ao Muuvit.

Nov 2010 - mar 2011: 16 mil crianças participam do Muuvit em alemão nos primeiros cinco meses.

Mar 2011: Muuvit Health and Learning Oy Ltd. é fundada.

Set 2011: A versão em Inglês da aventura é lançada.

Out 2011: Agência Suíça de Promoção da Saúde e Muuvit iniciam um projeto de multiplicação na Suíça.

Fev 2012: Versões polonesas, russas e ucranianas são abertas.

Abr 2012: Muuvit é incorporado a campanha da UEFA EURO 2012 - Respeite sua Saúde.

Mai 2012: Escola do distrito de Talawanda em Ohio, EUA começa a primeira escola não-europeia.

Jul 2012: Empresa suíça Migros torna-se parceira corporativa de Muuvit. WWF Suíça e Suisse Balance / Santé Suisse tornam-se parceiros institucionais.

Out 2012: Versões francesas e italianas são abertas na Suíça.

Abr 2014: Primeiras aulas acontecem na América Latina com o desenvolvimento da aventura Muuvit no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba/PR no Brasil.

Jun 2014: A Embaixada da Finlândia torna-se parceira ao apoiar o Instituto Compartilhar por meio do Fundo Finlandês para Cooperação Local para trazer a aventura para o Brasil.

Out 2014: Aventura Muuvit inicia-se na escola Santa Rita em São José dos Pinhais/PR, como programa piloto do Instituto Compartilhar, organização representante do Muuvit no Brasil.

Fev 2015: Três escolas de Curitiba são convidadas a desenvolver o programa, a turma da professora Sônia Domingues da escola Paulo Freire do Bairro Novo de Curitiba-PR se destaca.

Ago 2015: Mais de 100 escolas iniciam a aventura Muuvit, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e de Curitiba e Pinhais no Paraná, com mais de 300 professores e 10.000 crianças envolvidas.  

Abr 2016: Aventuras do Muuvit são iniciadas em Curitiba-PR, Pinhais-PR, Rio de Janeiro-RJ e Belo Horizonte-MG.

Junho 2016: Aventuras sendo realizadas também nos estados do Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.