Vídeo Tutorial 01: Plataforma Online

Este vídeo mostra os recursos disponíveis na plataforma Muuvit e passa orientações para os professores.

 

Vídeo Tutorial 02: Materiais Físicos

Este vídeo apresenta e orienta como usar os materiais físicos como suporte para a aventura Muuvit: Mapa, Cartão de Atividades e Informativo para os Responsáveis.

 

Vídeo Tutorial 03: Conceitos

Este vídeo apresenta os conceitos do Muuvit: aprender de forma interdisciplinar, utilizar ferramentas digitais e estimular vida ativa.

 

Vídeo Tutorial 04: Valores

Este vídeo apresenta os valores que são estimulados pelo Muuvit: autonomia, cooperação, proatividade, presunção de honestidade, aprender brincando e viver o que ensina.

 

Vídeo Tutorial 05: Inclusão

Este vídeo oferece orientações de como trabalhar o Muuvit de forma a incluir crianças com deficiências.

 

O que é o Muuvit?

O Muuvit é um dos maiores programas de ensino fundamental na Finlândia - país de excelência em educação - que já existe há 15 anos. A aventura Muuvit funciona por meio de uma plataforma virtual gratuita para estimular crianças a serem mais saudáveis e praticarem atividades que envolvam movimento. Ao se exercitarem, as crianças acumulam pontos para a turma viajar virtualmente por cidades da América do Sul, aprendendo diversos conteúdos de forma interdisciplinar e divertida.

Quem coordena o programa e quem financia?

O Instituto Compartilhar (www.compartilhar.org.br) coordena o programa no Brasil por meio de parceria com o Muuvit Internacional (Muuvit Health and Learning Oy), financiamento da Embaixada da Finlândia (Fundo Finlandês para Cooperação Local), apoio da REMS (Rede Esporte pela Mudança Social) e apoio estratégico e de comunicação da ONU através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Não lembro minha senha

Na página do Muuvit (www.muuvit.com/brasil), clique em “Entrar”, depois em “Esqueci minha senha”, preencha com seu e-mail cadastrado, clique em “Envie-me instruções para redefinir senha”. Você deve receber uma mensagem no seu e-mail com orientações de como cadastrar uma nova senha. 

Como inserir foto da turma?

A foto da turma pode ser inserida ao clicar no “Meu Muuvit” ao lado direito superior da tela, depois em “Gerenciar Conta”, em seguida “Editar informação da turma” e, por último, clique em “Carregar uma imagem”.

Como receber o material físico?

O material físico (1 mapa por turma + 1 caderneta/por aluno + 1 informativo para os pais/por aluno) pode ser adquirido da seguinte forma, dependendo de disponibilidade em estoque:

- Se o Muuvit chegou até a escola por meio de parceria com a Secretaria de Educação Municipal, a própria SME se encarrega de receber e redistribuir o material para as escolas. 

- Buscar na sede do Instituto Compartilhar (Avenida João Gualberto 1731 sala 205, Juveve, Curitiba-PR)

- Receber por correio em 15 dias.

Caso não haja material disponível, é possível baixar e imprimir os materiais adaptados para formato A4, colorido ou preto e branco, a partir da "sala dos professores" clique em "material dos professores" e depois "informações e materiais".

Como registrar uma turma?

1) Vá até a "Sala dos Professores" e clique em "Registrar turma" do lado superior direito.

2) Inserir informações da escola ou apenas selecionar a escola se já estiver cadastrada.

3) Inserir informações da turma:

  • Nome, por exemplo, "4B".
  • Quantidade de alunos.
  • Nível da turma (1-3) 1º a 3º anos e (4-6) 4º a 6º anos. 
  • Escolher a data de início mais próxima, o site pede duas semanas de antecedência para dar tempo de entregar o material, mas os professores já conseguem ter acesso e iniciar a navegação ao final do cadastro.
  • Colocar foto da turma (pode ser colocada depois também por meio do recurso "Gerenciar Conta").
  • Clicar em "Aventura".

4) Escolher idioma Português (pt-BR) e mapa "América do Sul". Clicar em "Pronto!".

5) Após aprovação do cadastro pelo coordenador por meio do login de administrador, os professores já conseguem ter acesso completo à plataforma. 

6) Se quiser registrar mais uma turma é só retornar para a “sala dos professores” e clicar em “registrar turma” e seguir novamente o mesmo processo.  

Como cadastrar mais uma turma?

Para cadastrar uma nova turma é necessário que você faça login no site www.muuvit.com/brasil, clique em 'Meu Muuvit" em cima e à direita. Depois clique em "Gerenciar Conta". Desça a barra de rolagem e encontre a opção "Registrar Nova Turma"
 
Depois, basta seguir o mesmo passo a passo que fez ao registrar a primeira turma.
 

Como editar o meu cadastro?

 Vá até a "Sala dos professores" clique em  “Meu Muuvit” ao lado direito superior da tela, depois em “Gerenciar Conta”. Em seguida, você pode corrigir o seu nome, trocar e-mail, idioma e senha. 

Como receber a senha da turma?

Logo após a aprovação da turma cadastrada, você será informado a senha da turma na "Sala do Professor". Informe essa senha para todos os alunos da turma. É com ela que os estudantes têm acesso aos conteúdos de cada cidade à medida que o professor vai liberando os destinos em virtude dos pontos conquistados praticando atividades que envolvem movimento. 

Como somar os pontos?

Cada dez minutos de atividade equivale a um ponto ou um "x" no cartão de atividades. Pode-se organizar os alunos em pequenos grupos e depois o professor responsável (ou os alunos) soma(m) os pontos dos pequenos grupos para encontrar os pontos totais da turma naquele dia. É interessante delegar essa função para os pequenos grupos para eles poderem praticar aritmética. É mais rápido e pedagogicamente mais apropriado. Depois basta inserir os pontos na plataforma por meio do recurso "Gerencie sua Aventura" e "Pontos de Atividade". Para inserir mais uma semana, basta clicar no botão "Adicione uma semana".

Tem joguinhos online na plataforma?

O propósito da plataforma é estimular hábitos de vida saudável, por isso não há joguinhos online, caso contrário as crianças ficariam muito tempo na frente do computador. Os jogos são vivenciais. Todas as cidades têm um ícone de brincadeiras regionais e algumas têm de cultura de paz. Nesses ícones são descritas propostas de atividades que as crianças adoram.

Não consigo visualizar as imagens e vídeos.

Primeiro, recomendamos atualizar o navegador Internet Explorer, Google Chrome ou Mozilla. Caso isso não resolva. É necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação para veriricar se o servidor que provê internet para a escola permite acesso completo, inclusive vídeos e imagens.  

Qual a velocidade ideal de internet?

Para viabilizar a utilização de todos os recursos no laboratório de informática, o ideal é uma internet de 10MB. Entretanto, várias escolas navegam normalmente com uma internet mais lenta. Nesse caso, em vez de cada aluno acessar o seu próprio computador no laboratório de informática, o professor responsável utiliza uma TV ou um projetor. Isso concentra a internet em um único computador deixando a navegação mais rápida.

Como enviar postais?

Os postais podem ser enviados de uma turma para a outra, com uma foto da cidade visitada e alguma mensagem.  O(a) professor(a) responsável pela turma que deverá aprovar o recebimento do postal.

Seguem algumas instruções:

1) Entre com seu login e senha como professor(a) e pegue a senha da turma.

 

2) Passe a senha da turma para os alunos acessarem a plataforma.
 
 
3) O aluno entra na cidade desejada e depois clica no ícone do postal
 
 
4) O aluno seleciona seu destino, clica em "Cartões Postais" e "enviar um cartão postal...".
 
 
5) O aluno escreve sua mensagem e clica em "Selecionar destinatário"
 
6) O aluno (da turma A da Escola Paulo Freire, por exemplo) digita o nome da escola que quer enviar o postal, seleciona a turma (Turma B da Escola Anísio Teixeira, por exemplo) e clica em enviar.
 
 
7) O professor da turma A deve aprovar o envio do postal ao entrar na plataforma com o seu login de professor. 
 
 
8) A "turma B" que foi escolhida como destinatária recebe o postal na página inicial da "turma B" que pode responder a "turma A" enviando outro postal da cidade que estiver viajando. 
 
 
Qualquer dúvida, entrem em contato conosco.