Instituto Compartilhar traz Muuvit para movimentar escolas brasileiras

Postcard todas
Publicado em 26 de agosto de 2014

 

“Não mais alunos simplesmente sentados, enquanto o professor prega na frente da classe. Decorar, copiar, repetir… de jeito nenhum!” é o lema do Muuvit Health and Learning Oy Ltd. Esse é um programa de ensino fundamental criado na Finlândia que ajuda professores, diretores e gestores a promover a educação interdisciplinar. O programa envolve o uso de uma plataforma simples e empolgante que integra a atividade física com campos “distantes” do conhecimento: Aritmética, Cidadania Global, Geografia, Turismo, Saúde, Línguas Estrangeiras e, no caso do Brasil, Cultura de Paz também.

Maxwill Braga, gestor do conhecimento do Instituto Compartilhar, é o responsável da entidade para a implantação do programa no Brasil. Segundo Max, “o Instituto Compartilhar abraçou essa oportunidade de trazer o Muuvit ao Brasil em virtude do alinhamento com a nossa missão de promover o esporte como instrumento de mudança social positiva. Além disso, o Muuvit se encaixa na necessidade de promoção de atividades físicas inovadoras e divertidas nas escolas para uma faixa etária mais jovem que nossos projetos ainda não alcançavam. O instituto também se beneficia com a experiência de combinar educação e ferramentas digitais.” As primeiras turmas em escolas públicas estão em preparação para começar em meados de setembro, na cidade de Curitiba. Já em 2015, a plataforma estará disponível gratuitamente para qualquer professor de Ensino Fundamental I do Brasil que se cadastrar no site a partir de janeiro.

Instituto Compartilhar é membro da Rede do Esporte pela Mudança Social (REMS), que integra a plataforma Desenhado para o Movimento (Designed to Move) no país. Como parceiro de longo prazo da REMS e do Instituto Compartilhar, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Brasil, coordena as atividades esportivas da plataforma Desenhado para o Movimento. “A parceria entre o Muuvit, a Embaixada Finlandesa no Brasil e o Instituto Compartilhar é uma iniciativa importante para reforçar a ligação entre a educação e as atividades físicas”, diz Jenny Karlsen, diretora de Parcerias Estratégicas do PNUD Brasil. Segundo Jenny, “o PNUD Brasil tem orgulho de apoiar essa parceria que tem o intuito de promover o estilo de vida saudável e alegria de aprender das crianças.”

Ministério das Relações Exteriores da Finlândia tem seu foco na inovação educacional. Raisa Ojala, coordenadora de projetos da Embaixada da Finlândia no Brasil, tem metas ambiciosas: “A experiência finlandesa mostra que a educação é de fato a chave para o sucesso e é isso que queremos dizer ao mundo. Essa é a razão pela qual queremos trazer modelos novos e inovadores para a aprendizagem. Vemos o Muuvit como uma ótima maneira de trazer alegria para a sala de aula. O programa abri o horizonte dos alunos e os motiva a ser mais saudáveis, mais felizes e a se movimentar mais!”