Reuniões no Rio de Janeiro para a expansão do programa Muuvit

Postcard rio

Uma semana produtiva, com pessoas de várias áreas ligadas a educação e cheias de boas intenções. A viagem do coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, ao Rio de Janeiro, trouxe ao Instituto Compartilhar perspectivas positivas sobre a expansão do programa finlandês no estado fluminense e também no Brasil. Com ele estavam o cofundador do Muuvit e coordenador dos projetos internacionais, Mika Merikanto, o gerente executivo do Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando – e a vice-cônsul da embaixada da Finlândia, Päivï Tuomi, que participaram de um cronograma de reuniões realizadas entre os dias 11 a 14 de maio.

Nesta maratona de encontros, aconteceu a visita ao deputado estadual do Rio de Janeiro e presidente da comissão de educação da assembleia legislativa, Comte Bittencourt, com o objetivo de conseguir apoio para disseminar o programa na região. Os resultados começaram a aparecer e, após a conversa, houve uma visita para a apresentação do Muuvit no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) com participação de diretores da instituição e de coordenadores de várias áreas de ensino. O ISERJ atua há 134 anos e forma cidadãos desde a educação básica ao ensino superior.

A reunião com a secretária de educação do Rio de Janeiro, Helena Bomeny, e demais representantes, também foi bastante proveitosa. As expectativas são ótimas e é grande a possibilidade de implementação do programa em várias escolas do estado. Aliás, o primeiro passo já começa a ser dado, já que a Escola Municipal Finlândia será a primeira do Rio a aderir ao Muuvit – coincidência ou não, o nome da instituição carrega o nome do país que criou o programa. Parece que sua execução na Escola Finlândia tem tudo para dar certo.

Também foram realizados encontros com representantes do Portal MultiRio, Rio 2016 e da Amil (responsável por campanha de luta contra a obesidade infantil). “Foi uma semana realmente produtiva. O trabalho do consulado da Finlândia foi essencial para conseguir agendar reuniões com os principais públicos de interesse do Muuvit no Rio de Janeiro. Certamente, essas reuniões darão frutos e em 2015 escolas já estarão desenvolvendo a aventura. Com um bom andamento, já podemos sonhar em ver a aventura sendo desenvolvida em toda a rede carioca no ano da Olímpiada”, contou com otimismo, o coordenador do Muuvit no Brasil, Max. 

O Muuvit – iniciativa do Instituto Compartilhar no país - é uma plataforma virtual gratuita para estimular crianças a serem mais saudáveis e praticarem atividades que envolvam movimento. Ao se exercitarem, crianças com idades entre 9 e 12 anos, acumulam pontos para viajar virtualmente por cidades da América do Sul, aprendendo de forma divertida e interdisciplinar: aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, idiomas, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais. Para saber mais sobre o programa acesse muuvit.com/brasil. 

(Reunião de apresentação do Muuvit na SME Rio de Janerio com Alexandre Rodrigues, Coordenador GENTE, Ana Lúcia Barros, Assessora da secretária Helena Bomeny, Christina Tarrisse da Fontoura, Assessora de Relações Internacionais da prefeitura do Rio, Cristina Brun, Gerente de Educação Física e Esporte, Helena Bomeny, Secretária de Educação da SME-Rio, Jurema Holperin, Subscretária de Ensino da SME-Rio, Luiz Fernando Nascimento, Gerente Executivo do Instituto Compartilhar, Maxwill Braga, Coordenador do Muuvit no Brasil, Mika Merikanto, co-fundador do Muuvit, Nazareth Vasconcelos, Coordenadora de Educação da SME-Rio, Päivi Tuomi, Vice-cônsul da Embaixada da Finlândia no Rio de Janeiro.)

(Diretores e coordenadores de várias áreas de ensino do ISERJ assistem à apresentação do Muuvit.)