Mais de 30 escolas do Rio de Janeiro/RJ aderem ao programa Muuvit

Postcard cadernetas

De maio para cá, o programa finlandês Muuvit teve avanços significativos no Rio de Janeiro. Só agora, em julho, o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, esteve duas vezes na cidade para participar de reuniões importantes. No dia 6, se encontrou com diretores e representantes de onze Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pelas 33 escolas que irão desenvolver o programa. Já no dia 20, foi a vez de estar com os professores, tanto os regentes como aqueles que lecionam as mais diversas disciplinas.

Em ambas as reuniões, Maxwill apresentou o Muuvit, plataforma online e gratuita voltada para crianças com idades entre 9 e doze anos, e o material utilizado para o programa (mapa da América do Sul, caderneta dos alunos e demais informativos). Além disso, os encontros foram oportunidades para esclarecimento de dúvidas e conversas sobre educação e as expectativas da implementação do programa nas escolas do Rio. O assistente da subsecretaria de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Alexandre Rodrigues, marcou presença nos dois dias e se mostrou aberto para solucionar eventuais dificuldades das escolas como relacionados à informática, por exemplo. 

“Fiquei muito satisfeito com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e também do engajamento e o senso crítico dos professores, no sentido de perguntarem e participarem!”, afirmou contente o coordenador do Muuvit no Brasil. “Senti que a maioria está motivada e que eles gostaram bastante da proposta”, complementou. Os materiais impressos já foram enviados ao Rio para que as escolas iniciem as atividades do programa em agosto e prossigam até o final do ano. Maxwill continuará dando apoio a elas, via plataforma.

Tudo começou em maio, com uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Helena Bomeny, o cofundador do Muuvit e coordenador dos projetos internacionais, Mika Merikanto, o gerente executivo do Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento – o Nando – e a vice-cônsul da embaixada da Finlândia, Päivï Tuomi. “A expectativa é que o Muuvit ainda vá expandir bastante, com o apoio do Muuvit internacional, da Embaixada da Finlândia e da Prefeitura do Rio”, disse Maxwill.

Muuvit, iniciativa do Instituto Compartilhar no Brasil, estimula a prática de atividades físicas em crianças ao mesmo tempo em que diverte e promove conhecimentos de aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, idiomas, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais (muuvit.com/brasil). 

 

(Gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, participa de reunião no dia 06 de julho com diretores e representantes de onze Coordenadorias Regionais de Educação, responsáveis pelas 33 escolas que irão desenvolver o Muuvit no segundo semestre de 2015.)  

(No dia 20 de julho, Maxwill encontra os professores dessas escolas para explicar o programa Muvuit e para conversarem sobre a implementação em cada contexto escolar).