Muuvit chega a Pinhais/PR, região metropolitana de Curitiba

Postcard ahlmyxputh oybtnq4m0gfsczetwhb2umroosk8yvfep

O Muuvit continua em expansão! Desta vez, crianças de Pinhais/PR terão a oportunidade de experimentar o programa finlandês que estimula hábitos de vida saudável ao mesmo tempo em que ensina conteúdos interdisciplinares. A plataforma, online e gratuita, chegou à cidade por meio da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação.  No dia 30 de julho, o gestor de conhecimento do Instituto Compartilhar e responsável por coordenar o Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, se encontrou com diretores de escolas municipais interessados em levar o programa para dentro das suas escolas. Já no dia 5 de agosto, foi a vez de capacitar os professores responsáveis pelo laboratório de informática que irão desenvolver a aventura com a garotada.

Por enquanto, só farão parte da aventura alunos do quarto ano do ensino fundamental de escolas que têm estrutura de informática para receber o programa. “Navegar na plataforma é muito simples, o mais importante é a pessoa saber ensinar, criar um ambiente de aprendizagem. Conversamos com os professores sobre educação e sobre o Muuvit. Fizemos algumas atividades com movimento e algumas de cultura de paz, que são um dos focos do projeto”, explicou Max sobre o encontro realizado no dia 5, na Escola Municipal João Leopoldo. Os materiais utilizados para a aventura nas escolas serão entregues ainda no mês de agosto para que em setembro seja possível iniciar as atividades da plataforma.

O Muuvit teve início na Finlândia no ano 2000 e agora já é o programa mais importante da educação básica do país. Ao se exercitarem as crianças acumulam pontos e podem navegar por cidades da América do Sul e aprender temas como aritmética, cultura, geografia humana, turismo, saúde, culinária, técnicas de comunicação não-violenta e muito mais. A plataforma chegou ao Brasil em 2014, graças à afinidade do Instituto Compartilhar com os princípios do programa. Em outubro do mesmo ano, a plataforma partiu para São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na Escola Municipal Santa Rita. A iniciativa deu certo, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o projeto foi implantado também em 33 escolas do Rio. Desta vez, o projeto partiu para outra cidade da região metropolitana de Curitiba, em Pinhais.

Parceiros do Muuvit no Brasil: aporte financeiro da Embaixada da Finlândia, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS). 

(Bate papo com os professores sobre o propósito e as características do programa))

(Professores se movimentando para sentirem no próprio corpo e mente os benfícios que o programa proporciona para a garotada)