Muuvit participa de feira de educação no Rio de Janeiro

Postcard 20150911 180939

Aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro, a 11ª Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu especialistas educacionais do Brasil e do exterior, apresentou práticas para um ensino de qualidade e discutiu situações cotidianas sobre a escola. Foram diversas atividades, entre debates, talk shows, painéis e mesas de debate, que abordaram diversas áreas da educação. Além de participarem de várias palestras em busca de atualização, a equipe do Compartilhar, responsável pelo Muuvit, conversou com diversos professores, diretores e gestores de escolas públicas, para apresentar a plataforma finlandesa e aproveitaram para buscar novos parceiros para apoiar a continuidade do programa. No local, a equipe do Muuvit contou com um stand com cartazes e banners para que os visitantes pudessem conhecer melhor a plataforma.

O diretor executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento, o gestor do conhecimento do instituto e coordenador da plataforma no Brasil, Maxwill Braga, e a estagiária, Thamy Soavisky, representaram o Muuvit na jornada. O convite para participar do evento foi feito pela Futuro Eventos, organizadora da feira. Uma vez que foi positiva a participação na feira Educar em São Paulo no primeiro semestre, o Instituto Compartilhar avaliou como interessante participar novamente, já que há o intuito de expandir a disseminação do programa Muuvit no estado do Rio de Janeiro. No primeiro semestre, a equipe do Muuvit participou de várias reuniões com a Secretaria de Educação, com o presidente da comissão de educação da assembleia legislativa Comte Bittencourt, com o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). Por causa dessas reuniões e da celebração de termo de cooperação com a SME, mais de 30 escolas na capital fluminense estão desenvolvendo o programa. “Com a plataforma já implantada na capital, a 11ª jornada surgiu como oportunidade de disseminarmos o Muuvit para o interior do estado”, comentou o coordenador do programa.

Max acredita que o Muuvit conseguiu atrair mais profissionais, mesmo com um fluxo de pessoas abaixo do esperado para o evento, pois havia outro evento de educação acontecendo simultaneamente na cidade. “Tinham potenciais professores de escolas públicas e particulares que gostariam de implantar o Muuvit. As pessoas foram ao stand e deixaram o seu contato. Eu já mandei alguns e-mails e até o momento tivemos algumas respostas”. Max também conta que o mais importante é fazer com que as pessoas conheçam a plataforma. “Às vezes ficamos imaginando que o evento não deu resultado, mas quando fui falar com os professores em Pinhais/PR, uma das professoras disse que tinha visto nossa palestra em São Paulo/SP, isso traz muita credibilidade para o nosso trabalho. O nosso resultado não está só lá na feira, e sim a soma das nossas ações”, concluiu Max.

A equipe do Compartilhar promove Muuvit na 11ª Jornada Internacional da Educação no Rio de Janeiro.

Professores Leonardo Fragoso (à direita) e Eliane Mattar (centro) do projeto Vôlei em Rede, Núcleos Rio/RJ, prestigiam o trabalho do Muuvit junto com professor da rede municipal do Rio.

Stand do Muuvit na 11ª Jornada Internacional da Educação no Rio de Janeiro é visitada por vários professores.