Projetos Educacionais são assunto entre Embaixada da Finlândia e Prefeitura de Curitiba

Postcard 00174537

No dia 07 de dezembro de 2015, representantes da Embaixada Finlandesa conversaram com o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, sobre os projetos e parcerias que estão sendo realizados na capital com investimento da Embaixada, estreitando relações com o governo do município.

A segunda secretária da Embaixada da Finlândia, Marja Suhonen e o cônsul honorário da Finlândia em Curitiba, Carlos Eduardo Guimarães, abordaram a importância e o atual andamento dos projetos realizados.

O apoio financeiro da Embaixada Finlandesa tem dado resultado: O Muuvit, coordenado pelo Instituto Compartilhar aqui no Brasil, promove saúde e diversão de uma forma divertida e gratuita para os alunos de escolas públicas, sendo necessários apenas conexão à internet e um professor que comande a brincadeira, incentivando a atividade física entre os alunos e o conhecimento intercultural.

Atualmente o Muuvit está sendo aplicado em 29 escolas municipais da rede de ensino municipal, com a participação de 3 mil alunos. Com o total apoio da Secretária de educação, já está programada a expansão do projeto as demais escolas municipais da capital.

 Além deste projeto, os representantes falaram sobre os resultados do Instituto Paranaense de Cegos,  que utilizam a arte para desenvolver habilidades e inclusão, pós-graduação para professores, em parceria com a ONG Gente do Bem, em que as melhores práticas da educação finlandesa são trazidas para um programa de pós-graduação para professores brasileiros da rede pública da periferia de Curitiba.

Outra iniciativa comentada foi o projeto Equidade, que é desenvolvido junto com a Secretaria de Educação de Curitiba e visa dar um suporte especial às 47 escolas do município que apresentam o pior desempenho de acordo com os indicadores analisados. O projeto envolverá um esforço conjunto do poder público, iniciativa privada e organizações do terceiro setor para melhorar os índices de tais escolas.  Dessa forma, inclusive com o envolvimento do Muuvit, o Projeto Equidade será uma união em prol da educação do município.

A reunião serviu para firmar laços entre a Embaixada da Finlândia e a Prefeitura de Curitiba. “Os resultados estão sendo positivos e esperamos intensificar as parcerias com a Finlândia em Curitiba”, afirmou o prefeito. Também participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Roberlayne Roballo, a assessora de relações internacionais do gabinete da Prefeitura, Rosane Kupka, e o representante do Instituto Compartilhar, Maxwill Braga.

(Foto: Divulgação - Prefeitura de Curitiba)