5 resultados apontados por crianças que vivem o Muuvit

Postcard istock 000020248170medium

Em um projeto inovador, é difícil prever os resultados, e não raras vezes somos surpreendidos com seus desdobramentos. O Muuvit surgiu na Finlândia, onde já está em 75% das escolas e é um país considerado referência e exemplo na área de educação, sendo acostumados a ousarem em sua maneira de ensinar.

Já no Brasil, o Muuvit está começando sua trajetória, mostrando que é possível aprender brincando, de forma interdisciplinar, aplicando conceitos e valores e ainda promovendo a saúde e bem-estar de seus alunos. O coordenador do Projeto aqui no Brasil, Maxwill Braga, sentou com uma turma com alunos de aproximadamente 10 e 11 anos e ouviu quais foram os resultados após três meses de vivência. Quer saber quais são os resultados desta turma? Veja cada item e em seguida respectivas frases dos próprios alunos, citadas durante o encontro.

#1 Melhora no relacionamento familiar

Por serem crianças, ao serem motivadas a brincar e fazer atividades físicas e dependerem de seus responsáveis, acabam saindo para caminhar com os pais, jogar bola com o tio, brincar com o irmão mais velho. Enfim, ao contarem de suas experiências com o Muuvit, de alguma forma ou outra fez com que cada aluno se aproximasse mais de sua família.

“Antes eu ficava mais na TV e agora parei. Sábado, eu e minha família andamos mais de bicicleta, vamos para vários lugares de bicicleta. Antes era de carro, mas a gente não usa mais tanto o carro.”

“Antes eu e meu irmão e a minha mãe, a gente não brincava muito, a gente não fazia muito exercício. Depois do Muuvit, a gente começou a ter mais paixão pelo esporte. E a gente agora fica toda hora jogando futebol, vôlei, basquete, a gente comprou aquela cestona de basquete e fica jogando lá em casa.”

“A minha mãe ela está um pouco acima do peso, daí eu ajudo ela, né?! Nos alongamentos, para esticar a perna. Quando ela vai caminhar aí eu vou com ela.”

#2 Estímulo à Criatividade

Ao ficarem menos tempo em frente à televisão, videogames ou computadores, as crianças se deparam com oportunidade de descoberta e criação. Durante a conversa, os alunos exemplificaram brincadeiras inventadas, alternativas e maneiras diferentes de se exercitar. Além das viagens virtuais, onde eles conhecem novas cidades e culturas, mostrando realidades diferentes do contexto que estão inseridos.

“A cidade que eu mais gostei, que a professora mostrou, que eu nunca tinha visto, foi Bonito, tem umas cachoeiras, dá pra ver a água.”

“Antes a gente ficava antes mais no sofá assistindo TV direto, jogando vídeo game e depois a gente ficou mais unido, a gente inventou até uma brincadeira que a gente deu o nome de “coberteiro”.

#3 Alimentação Mais Saudável e Prática de Exercícios

Com o tempo e com a conscientização, os alunos foram gradativamente largando refrigerante, preferindo sucos naturais, conhecendo os sabores das frutas e comendo de forma mais saudável. Além disso, dissemina seus conhecimentos para os demais integrantes da família, formando uma grande rede de hábitos saudáveis. Esse incentivo se deve por todo o grupo, no qual querem se sentir “integrante” está buscando os mesmos objetivos.

“A minha alimentação antes, eu tomava refrigerante, essas coisas. Agora no café da manhã, em vez disso, a gente toma suco, essas coisas, e coisa saudável. E de sobremesa do almoço não é mais chocolate, agora é salada de frutas.”

“Antes do Muuvit eu não comia nenhuma verdura, salada, mas daí quando o Muuvit veio minha mãe fez eu comer cenoura, daí eu experimentei, ela picou e deixou bem pequenininha, eu experimentei e comecei a comer agora. E já como pura.”

#4 Autoconhecimento e Disciplina

Um dos conceitos do Muuvit é a meditação. O que é um grande desafio para esta faixa etária, mas que foi muito elogiada pelos alunos. A meditação é realizada antes da aula, em um momento reservado para os alunos relaxarem, esvaziarem a mente e também alongamento. Para os professores, a turma fica mais calma e concentrada, já os alunos se sentem mais calmos e dispostos.

“Na escola a gente chega muito agitado, igual loucos. Chegamos na sala, daí a gente senta e a professora coloca música para relaxar. E depois a ficamos mais calmos para fazer as tarefas, mais pacientes e menos agitados.”

“Depois que eu conheci a meditação daí eu começo a fazer em casa também. Isso aí é tipo, a gente dá um tempo na vida né, se acalma melhor.”

#5 Altruísmo

 A turma toda ganha, turma toda compartilha. A cada viagem, ao conhecer uma nova cidade, as crianças aprendem sobre diferenças, cultura da paz, e expressam isso de forma simples e carinhosa, seja ajudando a mãe em uma dificuldade ou não trazendo mais doces para a escola, em solidariedade à colega diabética.

“Ela (aluna) descobriu esse ano que tem diabetes tipo 1 e ficou internada inclusive. Por causa disso, toda a turma agora está cuidando, porque eles tinham o hábito de trazer muito doce para aula, então agora todo mundo está tentando equilibrar um pouquinho, em função dela e da saúde de todos.” (Professora)

 “Ela (minha mãe) ficou feliz por ter conhecido umas outras cidades. Ela conheceu Rio de Janeiro, e conheceu outras cidades. E ela foi gostando, foi gostando de conhecer daí ela foi me ajudando a ganhar os pontos.”

 

Ressaltamos que em cada turma existem diversas variáveis que interferem nos resultados obtidos.

Participe do Muuvit também na sua escola, é gratuito e fácil de começar.