MUUVIT alcança estados de norte a sul do país

Postcard amap    legendado

O Muuvit, desenvolvido também em vários países da Europa, iniciou no Brasil em 2014 e já alcançou diversos estados brasileiros: Amapá, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Ao total, no final de maio de 2016, são aproximadamente 20 mil alunos por todo território nacional participando da Aventura, em 15 diferentes cidades cadastradas.

Com diferentes contextos, cada município pode personalizar o roteiro de sua aventura no Muuvit e conhecer um pouquinho da cultura das cidades de todo o Brasil e América do Sul. A professora Vânia Ferreira, de Belo Horizonte (Minas Gerais), por exemplo, escolheu começar pela própria capital mineira, fazendo com que os alunos se aproximem ainda mais de sua cultura local. Hoje, as crianças já passaram pela Bolívia, Paraguai, entre outros destinos.

Em Natal (Rio Grande do Norte), a Universidade da Infância implementará o Muuvit no segundo semestre de 2016 para alunos do 3º, 4º e 5º ano. Para a Coordenadora Pedagógica Melina Saldanha, o que mais chama a atenção no Muuvit é a interdisciplinaridade unida ao movimento. “É inovador pensarmos em um programa que une geografia, matemática, e outras matérias com atividades que estimulam o uso do corpo, levando os alunos para fora da sala de aula e ainda conciliando com tecnologia.”  Ressaltou a coordenadora pedagógica Melina, com grandes expectativas para o início das aventuras.

 

Já na Região Sul, para a professora Greicy Berezoski, do CEI Curitiba Ano 300, em Curitiba (Paraná), o Muuvit é uma oportunidade de reduzir o sedentarismo dos alunos. A professora  complementa “...o Muuvit possibilita que os alunos percebam a importância das atividades físicas, não ficando somente na frente da TV ou computador Além disso, o programa permite que conheçam informações e curiosidades sobre outros países e cidades”. Os alunos da professora Greicy gostam de conhecer outras culturas, brincadeiras típicas e as curiosidades que encontram na viagem virtual. A turma iniciou a aventura em Foz do Iguaçu, passando por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e agora estão juntando pontos para o próximo destino.

A ideia é que todos os profissionais de educação do Brasil que queiram e tenham interesse em implementar o Muuvit, possam fazê-lo de forma gratuita e sem dificuldades, seguindo as orientações do site. Para o coordenador do programa no Brasil, Maxwill Braga, o alcance às diversas cidades do Brasil deve-se pela facilidade de acesso. “É uma ferramenta simples para os professores conseguirem desenvolver um projeto interdisciplinar. A plataforma do Muuvit é intuitiva: o professor interessado e curioso pode compreender o funcionamento através dos vídeos tutoriais e informações pelo próprio site”, explicou. O programa é gratuito e sem fins lucrativos e foi pensado de forma que não fossem necessárias longas capacitações e instruções para desenvolvê-lo. “A implementação do Muuvit só acontece por causa de diretores e professores motivados e inspirados em trazer um exemplo de educação finlandesa para os alunos. Em virtude da simplicidade de desenvolvimento, o programa é adaptável a realidade de várias escolas, desde que tenham acesso à internet”, finaliza Max.

Para desenvolver a aventura em uma escola, basta que o professor se cadastre no site (www.muuvit.com/brasil) e assistir aos vídeos tutoriais. A equipe Muuvit está à disposição para responder eventuais dúvidas. Acompanhe o Muuvit nas redes sociais: twitter.com/muuvitbrasil  e facebook.com/muuvit.brasil.