Muuvit é apresentado na Casa Finlândia – Rio 2016

Postcard img 20160819 wa0008

No dia 18 de agosto, paralelamente aos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Muuvit participou da Casa Finlândia, que abriu as portas para que o público conhecesse um pouco mais desse pequeno país, mas que tem muito o que compartilhar com os demais.

Além do Papai Noel, sustentabilidade e diversas atrações da cultura finlandesa, educação foi destaque no evento. Dentre os modelos educacionais finlandeses que foram apresentados, o público pode conhecer um pouco mais sobre o Muuvit, programa implementado gratuitamente nas escolas públicas de diversos estados brasileiros.

O coordenador do programa, Maxwill Braga, que fez mestrado em educação na Finlândia, contou a trajetória do Muuvit e como ele contribuiu para a educação brasileira “especialmente para àqueles professores motivados, que buscam interdisciplinaridade, valorizam uma educação divertida e acham importante incentivar os alunos a aderirem um estilo de vida saudável”, ressaltou.

Um grande exemplo disso foi a professora Vânia Berbat, da Escola Municipal Ricardo Brentani (Rio de Janeiro) que esteve presente na Casa Finlândia compartilhando um pouco dos resultados alcançados no desenvolvimento do Muuvit em sala de aula.

Para a Ministra de Educação e Cultura da Finlândia, convidada especial, Sanni Grahn-Laasonen, inserir movimento no dia-a-dia escolar é fundamental. "Estudos comprovam que resultados educacionais são melhores onde a atividade física é parte integrante de um dia escolar normal. Isso não significa que precisa haver esportes separados todos os dias - apenas intervalos com movimento durante a aula já são suficientes para alcançar melhores resultados de aprendizado. Com isso, as crianças também ficam mais calmas e mais concentradas" comentou a ministra.

Para Max, a participação do Muuvit na Casa Finlândia, como exemplo de educação finlandesa é importante. “Mesmo com contextos tão diferentes, é muito válido que haja essa troca de informações. Ao desenvolvermos um programa como o Muuvit no Brasil, mostramos que é possível adaptarmos a realidade e trazermos resultados: foram mais de 10 mil crianças que foram impactadas, se divertiram, aprenderam sobre outras cidades, e principalmente puderam valorizar mais o corpo e o movimento."

O programa Muuvit foi desenvolvido no Brasil com o apoio do Instituto Compartilhar, Embaixada da Finlândia, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Rede Esporte para Mudança Social (REMS) e a Casa Finlândia organizada pelo Comitê Olímpico Finlandês, Ministério da Educação e da Cultura da Finlândia, Ministério de Relações Exteriores e Finpro.