Muuvit movimenta escolas brasileiras

Postcard muuvit movimenta escolas ok

Combinando atividade física, saúde, aprendizagem e ferramentas digitais

"Não mais alunos simplesmente sentados, enquanto o professor prega na frente da classe. Decorar, copiar, repetir... de jeito nenhum!” é o lema do Muuvit Health and Leraning Oy Ltd. Esse é um programa de ensino fundamental criado na Finlândia que ajuda professores, diretores e gestores a promover a educação interdisciplinar. O programa envolve o uso de uma plataforma simples e empolgante que integra a atividade física com campos "distantes" do conhecimento:  Aritmética, Cidadania Global, Geografia, Turismo, Saúde, Línguas Estrangeiras e, no caso do Brasil, Cultura de Paz também.

 

Maxwill Braga, gestor do conhecimento do Instituto Compartilhar, lidera a implantação do programa no Brasil. Segundo Max, “o Instituto Compartilhar abraçou essa oportunidade de trazer o Muuvit ao Brasil em virtude do alinhamento com a nossa missão de promover o esporte como instrumento de mudança social positiva. Além disso, o Muuvit se encaixa na necessidade de promoção de atividades físicas inovadoras e divertidas nas escolas para uma faixa etária mais jovem que nossos projetos ainda não alcançavam. O instituto também se beneficia com a experiência de combinar educação e ferramentas digitais.” As primeiras turmas em escolas públicas estão em preparação para começar em meados de setembro, na cidade de Curitiba.

O Instituto Compartilhar é membro da Rede do Esporte pela Mudança Social (REMS), que integra a plataforma Desenhado para o Movimento (Designed to Move) no país. Como parceiro de longo prazo da REMS e do Instituto Compartilhar, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Brasil, coordena as atividades esportivas da plataforma Desenhado para o Movimento. “A parceria entre o Muuvit, a Embaixada Finlandesa no Brasil e o Instituto Compartilhar é uma iniciativa importante para reforçar a ligação entre a educação e as atividades físicas", diz Jenny Karlsen, diretora de Parcerias Estratégicas do PNUD Brasil. Segundo Jenny, “o PNUD Brasil tem orgulho de apoiar essa parceria que tem o intuito de promover o estilo de vida saudável e alegria de aprender das crianças."

O Ministério das Relações Exteriores da Finlândia tem seu foco na inovação educacional. Raisa Ojala, coordenadora de projetos da Embaixada da Finlândia no Brasil, tem metas ambiciosas: "A experiência finlandesa mostra que a educação é de fato a chave para o sucesso e é isso que queremos dizer ao mundo. Essa é a razão pela qual queremos trazer modelos novos e inovadores para a aprendizagem. Vemos o Muuvit como uma ótima maneira de trazer alegria para a sala de aula. O programa abri o horizonte dos alunos e os motiva a ser mais saudáveis​​, mais felizes e a se movimentar mais!"